Atividades

LISTA DE COMUNICAÇÕES

DISTRIBUIÇÃO POR SALAS

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE TEXTOS – JOIN 2019

PARTICIPANTES COM COMUNICAÇÕES DE FORA DA ILHA DE S. MIGUEL

Estudantes que apresentam comunicações, de fora da ilha de São Miguel poderão participar através do Skype do evento, encontrojoin@gmail.com, enviando um link de vídeo (com uma duração máxima de 10 minutos), até 8 de maio de 2019, juntamente com o resumo. Estes participantes devem estar disponíveis on-line para discutir a sua contribuição no momento da apresentação, cujo horário consta aqui. O endereço de e-mail para enviar os links de vídeo é pedro.f.gonzalez@uac.pt.

OFICINAS DE INVESTIGAÇÃO DISPONIBILIZADAS

No contexto do JOIN 2019, está prevista a realização de oficinas, destinadas a trabalhar, com os estudantes,diferentes dimensões e aspetos relevantes do processo de investigação em diferentes domínios científicos. Para participar nas oficinas deverá estar inscrito no JOIN 2019. A inscrição no Encontro é feita pela ordem de chegada das respetivas fichas de inscrição que deverão ser submetidas em este link



OFICINA 01

Agent-based and Individual-based Modelling

Pretende-se que os formandos aprendam a utilizar o NetLogo para simular modelos utilizando a técnica de simulação baseada em agentes, testando as suas potencialidades e, no final, espera-se que possam discutir uma ideia de projeto em que a ferramenta NetLogo seja utilizada. O curso é direcionado para todos aqueles que desejam uma introdução na área e não são necessários conhecimentos prévios. A simulação baseada em agentes (agent-based simulation modelling ou individual-based modelling) tem sido utilizada nos últimos anos em diferentes áreas de investigação. Esta técnica de simulação permite modelar os componentes de um modelo atribuindo-lhes um comportamento (i.e. tornando-os agentes), permitindo ir ao encontro da complexidade emergente dos modelos e obter resultados que são complementares aos modelos baseados em equações (equation-based modelling).

Referências:http://systems-sciences.uni-graz.at/etextbook/sysmod/ebm_vs_abm.html; http://www.agent-based-models.com/blog/

Materiais necessários: os participantes deverão trazer portátil e, de preferência, descarregar o software NetLogo do sítio https://ccl.northwestern.edu/netlogo/ antes do início da oficina.

Orientadores: Professor Doutor José Cascalho e Investigadora do Projeto SIMSEA, Doutora Maria João – Universidade dos Açores

OFICINA 02

Análise e tratamento de dados qualitativos no MAXQDA

Nesta oficina pretende-se iniciar os formandos na utilização de um dos softwares mais utilizados na análise de dados qualitativos assistida por computador, o MaxQDA. No final desta formação, os participantes estarão habilitados a desenvolver, de forma autónoma, um ficheiro em MAXQDA, assim como a realizarem as principais tarefas de análise e tratamento de dados qualitativos.

O curso é direcionado para todos aqueles que desejam uma introdução na área e não são necessários conhecimentos prévios.

Materiais necessários: os participantes deverão trazer portátil onde o programa será instalado.

Número de participantes: até 12 formandos

Orientador: Professor Doutor Rolando Lalanda – Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc/ CICS.UAc)

OFICINA 03

A biodiversidade das joaninhas dos Açores

Nesta oficina pretende-se promover o gosto pelo estudo da biodiversidade; aprender e aplicar as técnicas de recolha de insetos, bem como conhecer e identificar as principais espécies de joaninhas existentes na Região Autónoma.

Materiais necessários: Laboratório com caixas de petri, lupas, pinças, (…). Redes entomológicas e caixas de recolha (facultados pela Universidade)

Número de participantes: o número mínimo será de 10 e o máximo de 25 formandos.

Orientadores: Professor Doutor António Onofre Soares (Universidade dos Açores); Doutora Isabel Borges (Universidade dos Açores) e Mestre Hugo Renato Calado (Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande)

Outras formas de participar como ESTUDANTE

  1. Inscrevendo-se no evento como participantes.
  2. Apresentando comunicações de trabalhos ou partes de trabalhos de investigação científica de qualquer área científica. Os estudantes de fora da Ilha de São Miguel podem participar através de meios eletrónicos conforme se explicita na página de Comunicações, devendo informar o seu contato skype para este mail pedro.f.gonzalez@uac.pt, no momento do envio da Comunicação.
  3. Participando em oficinas para aprender sobre o processo de investigação ou sobre o domínio de instrumentos de recolha de dados.
  4. Participando em mini-cursos sobre diversas temáticas a publicitar oportunamente.

Como Participar como DOCENTE

  1. Apoiando e incentivando os seus alunos a apresentarem comunicações no evento.
  2. Propondo a organização e orientação de uma oficina sobre um processo de investigação científica ou sobre instrumentos de recolha de dados.
  3. Os docentes de outras universidades poderão participar propondo a organização e orientação de um mini-curso sobre um tema ou área que não exista ou haja carência na universidade de acolhida.

Comunicações

Para participar com uma COMUNICAÇÃO no JOIN 2019, precisa enviar o resumo até 8 de maio de 2019. Cada proposta de comunicação deve incluir um título (com um máximo de 15 palavras), os nomes completos dos autores, três a cinco palavras-chave, um resumo (de acordo com a estrutura indicada abaixo), os contactos de e-mail dos autores, grau acadêmico, ano e o nome do curso e filiação institucional. O nome do supervisor científico pode ser incluído na lista de autores, no caso de ele ter participado da redação do artigo, e, neste caso, deve ser listado como o último autor. As trabalhos devem referir-se a estudos empíricos em andamento ou concluídos.

As inscrições que apenas apresentam ensaios teóricos, meros comentários de literatura ou projetos de pesquisa que ainda não foram implementados não serão consideradas.

O tempo máximo atribuído a cada apresentação da comunicação será de 10 minutos. Cada estudante poderá constar como autor num máximo de três trabalhos.

Resumo

Orientações para a preparação do trabalho completo

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO do trabalho completo do JOIN 2019 (oportunamente iremos colocar um pdf com informação pormenorizada)

O trabalho completo deve estar elaborado em formato Word para Windows, ter entre 6 e 10 páginas, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, 1.5 espaçamento entre linhas, justificado. Os trabalhos devem cumprir com as normas da A.P.A. e evitar o uso de notas de rodapé. A edição linguística do texto é da responsabilidade dos autores.

Língua

Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês. O título, o resumo e as palavras-chave devem estar no mesmo idioma que o trabalho. Caso o trabalho esteja em espanhol ou em português, deverá incluir uma tradução do resumo em inglês e, se o seu documento estiver redigido em inglês, deverá adicionar um resumo em português ou espanhol.

Formatação

– Título (maiúsculas, máximo de 15 palavras) – Autor e co-autores (máximo de quatro), curso, filiação institucional e contactos de e-mail – Resumo (máximo de 250 palavras) – Três a cinco palavras-chave, separadas por vírgulas

Estrutura do trabalho

– Introdução (incluindo os objetivos do trabalho)

– Fundamentação teórica

– Métodos

– Resultados

– Conclusões

– Referências (de acordo com as normas da A.P.A.)

– Apêndices (a serem incluídos no final do trabalho, e devem ser referenciados no próprio documento)

O documento completo deve ser enviado até 30 de junho de 2019, para o seguinte endereço de e-mail: jorge.ma.lima@uac.pt